Contato

49° Enconampe Florianópolis

08/09/2017 #Institucional

O 49° Enconampe | Florianópolis apresentou neste sábado à tarde dois cases de sucesso em negócios B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). A Pronegócio, maior rodada de negócios têxteis do Brasil, é conduzida pela AMPE Brusque e leva os produtos do município para lojistas de todo o país. O case foi apresentado por Ademir José Jorge, presidente da Ampe Brusque. Já a Feccat, apresentada por Estevan Nascimento, diretor da Fampesc e da AmpeVale, trouxe a experiência do Shopping do Calçado que funciona em Itapema e Balneário Camporiú, com o desafio da venda direta ao público final pela indústria de São João Batista. O debate teve a participação de Gerson Schmidt, diretor da Paradigma Sistemas, da jornalista e colunista do Diário Catarinense e da rádio CBN, Estela Benetti, e da colunista do jornal Notícias do Dia e comentarista da RIC, Janine Alves.

A Pronegócio, com 67 empresas, iniciou duas rodadas por ano e hoje realiza quatro. “A chave do sucesso é o cooperativismo e o associativismo. Cada empresa não enxerga a outra como concorrente, mas como parceira”, disse Ademir José Jorge. Em 2017, quando completou 21 anos, a Pronegócio comercilizou 2,5 milhões de peças nas duas primeiras rodadas, num espaço de 4 mil metros quadrados. Atualmente, a Pronegócio desenvolve um projeto com Ronaldo Fraga, um dos principais estilistas do país, com apoio do Sebrae.

A Feccat, iniciativa da AmpeVale, começou em São João Batista há mais de 20 anos, pela necessidade da indústria do calçado vender para o consumidor final. Em Itapema, são mais de 25 pequenas indústrias. Em Balneário Camboriú, são 16 lojas. O faturamento chega a R$ 18 milhões anuais nas duas unidades, com geração de 200 empregos diretos e 1 mil indiretos.

Gerson Schmidt colocou como um dos desafios para os dois casos a questão dos negócios via web. A Pronegócio debate soluções para realizar a venda virtual, enquanto a Feccat estuda esta alternativa em um projeto com a Fampesc.

Estela Benetti destacou a qualidade do produto catarinense como fator essencial para o sucesso desses empreendimentos. Para Janine Alves, a cooperação ajuda a crescer e vencer barreiras. O uso da tecnologia, observou, pode transformar o pequeno em grande.

www.enconampe.com.br

Deixe seu comentário

Novidades Relacionadas

Ver mais

Horário de atendimento: 09h00 às 11h30 | 13h00 às 18h00

Onde estamos: Av. Rio Branco 387, 5º andar | Centro CEP 88015-201 | Florianópolis/SC

Todos os direitos reservados. AMPE Metropolitana 2016.

Por NacionalVOX