Blog

Gestão de Mudanças: o que é e por que fazer?

Mudar nunca é fácil, principalmente quando falamos de empresas de pequeno porte que ainda não possuem uma estrutura fixa o suficiente para dar um passo adiante no crescimento da organização. No entanto, o mercado não espera, as mudanças são necessárias e precisam ser feitas da melhor forma possível para obter os melhores resultados.

Dessa forma, apresenta-se o conceito de Gestão de Mudanças. É sobre ele que vamos falar hoje, por isso, acomode-se no sofá e aproveite a leitura!

O QUE É GESTÃO DE MUDANÇAS?

A gestão de mudanças é a forma de preparar a organização para o seu crescimento, de forma a facilitar a adaptação de todos os colaboradores aos novos cenários.

Importante para todas as empresas, a gestão de mudanças se faz necessária em todo negócio, afinal, implementar novas mudanças em uma organização com sucesso não é um trabalho rápido ou fácil. Essa gestão busca entender toda a estrutura empresarial da organização e as diferentes formas que ela será atingida com as modificações desejadas. As mudanças organizacionais podem ser de vários tipos, como:

  • Mudança Incremental

  • Mudança Transformacional

  • Mudança Planejada/Planeada

  • Mudança Improvisada

  • Mudança Emergencial

  • Mudança Radical

Mas não importa seu formato, a gestão de mudanças tenta, aos poucos, preparar todos os envolvidos no processo organizacional para que a nova estratégia, sistema, ferramenta ou qualquer outra solução a ser aplicada possua mais eficiência. A preparação ao novo é o que define a gestão de mudanças.

COMO APLICAR A GESTÃO DE MUDANÇAS?

Para que a aplicação da Gestão de Mudanças seja feita com sucesso, é necessário, primeiro, realizar um mapeamento das necessidades e dos procedimentos que a empresa utiliza, uma análise completa e geral do ambiente organizacional.

É primordial ter um líder com as competências necessárias para aplicar a Gestão de Mudanças, principalmente que tenha experiência e capacidade de liderança. Em seguida, define-se os objetivos e as mudanças que desejam aplicar, de modo que envolva toda a organização no mesmo caminho. Caso haja necessidade, constitua uma equipe de mudança, colocando o poder nas mãos de poucas pessoas.

Nenhuma parte do processo desse modelo de gestão deve ser aplicado de forma radical ou repentina, afinal, se trata de um trabalho que requer muito planejamento, análise de muitos cenários e muitos processos.

Quais as vantagens e desvantagens de aplicar esse modelo de gestão?

Ao aplicar a Gestão de Mudanças, obviamente, mudanças serão feitas. Novas estratégias e processos são implementados, de forma alinhada, facilitando a forma de planejamento específico e facilmente mensurável. Sem contar com a forma de gerência mais flexível e preparada.

No entanto, caso mal elaborada, pode causar um sobrecarregamento em seus gestores e o mal gerenciamento dos colaboradores, de forma que possam existir dificuldades para atingir os objetivos.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre gestão? Leia nosso artigo sobre Gestão por Competências!

VEJA TAMBÉM: